domingo, 15 de março de 2009

"Com a cara do estudante"?

A Calourada de Integração do DCE 2009 foi muito animada e recorde de público; ninguém pode negar isso. Mas a atual gestão dessa entidade deixa muito a desejar.

Digo isso pois as pessoas que ali estão, com raras exceções, parecem não ter consciência do seu verdadeiro papel no Movimento Estudantil. Pregam que são "a cara do estudante", porém como pretendem representar os estudantes da UFV se não estão presentes para ouvir suas reivindicações? Muitos estudantes já passaram pelo Porão do Centro de Vivência e perguntaram a que horas o DCE abria-se para atendimento, ao que eu respondi que seria geralmente na hora do almoço. Entretanto, raramente vi estes estudantes encontrarem alguém ali que pudesse sanar suas dúvidas ou resolver seus problemas em relação à universidade; e várias vezes ouvi aquele telefone tocar e ninguém atendê-lo.

O fato de ainda não terem um corpo de secretaria definido não é desculpa para tamanha ausência, visto que durante gestões passadas os próprios coordenadores dessa entidade permaneciam em sua sede quando não havia ninguém para fazer o trabalho de atendimento. DCE de portas fechadas não é DCE.

Posso estar enganado, mas essa é a imagem que vejo do atual DCE. E este não está com a minha cara.

4 comentários:

Anônimo disse...

De: Suzane Pereira da Silva

Boa tarde!

Serei bastante clara em minha esplanação para não precisar ser repetitiva.

Respeito sua ideologia, Vinícius, e a de todos que compactuam com ela. Mas garanto que nossa política ampla só nos tem feito crescer, e é exatamente esse nosso objetivo. E gostaria que soubessem que o grupo político do qual faço parte, a gloriosa União da Juventude Socialista, também está crescendo.

Sobre o DCE 2009, quero que saibam que estamos abertos a críticas, desde que "sejam bem fundamentadas" . Não tivemos férias, meus amigos e amigas, estivemos aqui durante o vestibular na Central de Apoio ao Vestibulando. Em janeiro organizamos 2 ônibus para Salvador, com uma das maiores bancadas do decisivo Coneb e da belíssima Bienal de Cultura da UNE, além de coordenarmos 1 ônibus para Belém, marcando presença no FSM.

Fico extremamente satisfeita por ver que admitem a grande calourada que estamos realizando.. . Trote Cidadão com arrecadação de cerca de 8 toneladas de alimentos na MAIOR Festa de Calourada que já houve na UFV... e pra quem fala que o DCE 2009 não é político, falo o seguinte:

- A gente faz festa na política e política na festa, reunindo verdadeiramente diversidades o "DCE 2009 - Com a Cara do Estudante" realiza eventos contruindo palcos políticos estudantis. Quem foi na Calourada da UFV sabe disso, quem não foi perdeu um evento maravilhoso.

... e ainda falta a Campanha de Cadastro de Candidatos à Doação de Medula Óssea no dia 20 de março (inclusive estamos precisando de voluntários, participem.. .)

... Trote Cultural com Vinil Brasil, teatro, capoeira, contação de estórias e muita animação todos os dias no Barzinho. E ainda tem muito mais por vir, se preparem, nessa terça feira às 13h teremos a primeira reunião do CUCA no DCE Bar.

... Estamos implantando um sistema de organização no DCE Piscina, a Copa DCE já está engatilhada, elaboramos um projeto de reestruturação e aplicação da metodologia 5S em nossa Sede Administrativa, que em breve estará com o quadro de bolsistas completo e em funcionamento normal.

Todas as nossas coordenadorias tem trabalhado intensamente. Realizamos semanalmente inúmeras reuniões com diversas Pró-Reitorias e organizações estudantis, isso além de sermos presença garantida em todas as comissões criadas junto à UFV. A inauguração do RU Multiuso marca a histórica conquista dos estudantes e salienta a força do movimento estudantil. Pressionamos também para conquistar as novas bolsas para alojamentos e para as creches. E tem muito ainda por vir...

Segundo as urnas da última eleição, o movimento estudantil não deve ficar apenas no Porão do Centro de Vivências... somos "estudantes em movimento", assistimos aula, coordenamos projetos, somos estagiários, frequentamos laboratórios, bibliotecas, RU, confraternizaçõ es, alojamentos, enfim, estamos presentes na vida universitária pra fazer nela e em todos os espaços que participamos o grande movimento estudantil no qual acreditamos.


Saudações estudantis.



Suzane Pereira da Silva
Diretoria da União da Juventude Socialista
Coordenadoria de Ensino, Pesquisa e Extensão do DCE - 2009
Membro do Centro Acadêmio de Gestão de Cooperativas
Coordenadoria do Projeto DICAS

Anônimo disse...

De: Bruno Dias Val

Tudo bem, vamos fundamentar as críticas ja que, dessa forma, vcs dizem que estão abertos a nos ouvir...

- Ônibus Fórum Social Mundial: A definição dos nomes selecionados ao FSM pelo DCE saiu uma semana antes. As pessoas não tiveram tempo com antecedencia de se organizar e muitas, ja inscritas no FSM, não foram selecionadas. Uma correria, que não deu tempo nem pra delegação como um todo se organizar para ter uma participação coletiva no FSM, até pq não era um passeio à Belém. Reuniões Pré- FSM não foram puxadas pelo DCE, enfim, nossa interveñção poderia ter sido bem mais qualificada.

- Calourada da UFV: Sem entrar no âmbito do que foi feito ou o que será ainda. A grande crítica que faço a construção da calourada foi a total falta de respeito com as organizações estudantis que quizeram participar da construção. Fui a primeira reunião da calourada onde, com a presença de 10 entidades, incluindo CA´s, grupos de cultura, executivas de curso, várias ponderações, sugestões e apontamentos foram feitos. Dessa reunião foi tirada uma outra pra construção da calourada dia 10 de janeiro. Contudo, a surpresa: essa reunião foi adiada, sem perguntar aos grupos se a data era propicia e, ao chegarmos lá, na data posteriormente convocada, tudo estava pronto. A festa calourada estava pronta, sem nenhuma ponderação que fizemos sequer posta em discussão novamente ou atendida. Contudo, nos espaços políticos fomos chamados a contribuir, nós e todos os outros grupos. PQ só nesse espaço??? Me respondam por favor...
Prezo pela construção coletiva desses importantes eventos, com participação massiva de quem queira construir, mas não foi isso que ocorreu. Nem os grupos alternativos, que não tem fonte de financiamento, puderam se inserir nos lucros da festa.
Além do mais, os CA´s e DA´s que participaram da festa, tiveram que divulgar o panfleto da calourada e, de brinde, uma festa da carraspana. Tremenda falta de respeito. Eles terão participação nos lucros da festa da carraspana que ajudaram a divulgar tb??? Revoltante!

- Restaurante multiuso, creche, alojamentos: Sabemos bem que a luta pelo multiuso é histórica. No ano anterior, era integrante do DCE e participava do núcleo que tocava assuntos referentes à ass. estudantil. Várias reuniões e lutas foram empunhadas, isso não só ano passado mas ao longo de anos. A conquista do multiuso não se deu nas férias de janeiro de 2009, sejamos sinceros.
Muito importante que tenham feito essa pressão com a adm por mais bolsas de creche e alojamento. Durante 4 anos de gestão sedyama isso era dificil demais. Mas, temos que saber separar as coisas e entender a atual conjuntura da adm da UFV.
Sugiro, que esses projetos lutas que o DCE fez ou vai fazer sejam trazidos ao CCA. Como CAECO temos muito interesse em construir.

-reestruturação metodológica e organização da sede adminstrativa: Tá, tudo bem. Só não da pro DCE fica fechado enquanto isso, num é mesmo? Ja temos quase um mês de aula...

- presenca garantida em todas as comissoes????????
Eu queria saber quantas pessoas da atual gestao do DCE estao nos orgaos colegiados onde passam as principais deliberacoes da administracao alem de passar varios processos de estudantes...como vcs pretendem representar todos os estudantes se nem nos conselhos da UFV vcs estao inseridos????

- DCE com a cara do estudante: importantissimo que o DCE saia do porão e leve suas pautas à base estudantil. Contudo, espero que ao MENOS dentro do porão as entidades representatiivas, legitimamente eleitas, sejam respeitadas, ouvidas. Que o CCA seja um fórum democrático, de discussão. Os CA´s e DA´s são a ponte de diálogo com os estudantes dos curso, e se eles não forem ouvidos e legitimados pela atual gestão do DCE, que deve se centralizar pelas decisões do CCA( o que não foi feito já na calourada), definitivamente minha cara e
meu apoio não tem!!


saudações estudantis

Bruno Dias Val
CAECO
ITCP

Anônimo disse...

De: Vinícius "Elfo" Rennó

Suzane,

Em primeiro lugar, eu gostaria de dizer que te julgo uma das "raras exceções"
que estão atuando no DCE2009, eu te respeito e te admiro por tudo de bom que
tens feito, desde muito antes da tua entrada na dita entidade.

Em segungo, o texto que escrevi foi assinado apenas por mim, um estudante da
UFV, e que eu saiba, minha critica é bem fundamentada. Várias pessoas dentro e
fora do Porão podem confirmar o que eu digo.

(Quanto à falta de férias, eu também não as tive. Assim como meus colegas do
CALET e demais colaboradores, tenho trabalhado arduamente para a construção do
XII Encontro Mineiro de Estudantes de Letras e também me empenhei muito para a
construção da Semana de Recepção aos calouros do meu curso. Portanto, não vejo
como fato de não ter tido férias pode contribuir para o teu argumento. Mas não
importa, pois isso é só um parentesis.)

Tudo o que disseste que o DCE2009 fez e está fanzendo é muito bonito e até mesmo
louvável, entretanto, como bem disse o Diego, "não parece querer politizar os
estudantes e ajuda-los a ter uma visão mais crítica da realidade".

Há certas coisas que não se diz, porém se lê nas entrelinhas.
--
Vinícius "Elfo" Rennó
Centro Acadêmico de Letras
Universidade Federal de Viçosa

Anônimo disse...

De: Diego Nogueira da Silva

Bom, pelo e-mail da Suzane eu cheguei a conclusão de que o DCE é uma empresa com responsabilidade social nada mais nada menos... Segue o link de algumas outras empresas com responsabilidade social que também fazem campanhas de doação de alimentos e segundo o raciocínio da Suzane são extremamente politizadas.....

FIESP (federação das indústrias de São Paulo):

http://g1.globo.com/Noticias/SaoPaulo/0,,MUL881470-5605,00-FIESP+RECOLHE+DOACOES+PARA+VITIMAS+DE+ENCHENTE+EM+SC.html

ARACRUZ CELULOSE (assassina de trabalhadores):

http://www.aracruz.com.br/show_press.do?act=news&id=1000132&lang=1
MONSANTO (não precisa nem comentar):
http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMP61-7091,00.html
A lista pode continuar, acontece que caridade não é política nem modifica a sociedade. até rimou. hehe
Abraços a todos
"Comece por fazer o que é necessário, depois o que é possível e de repente estará a fazer o impossível."
São Francisco de Assis

Diego Nogueira da Silva
FEAB-Viçosa