quarta-feira, 19 de maio de 2010

graduação na UFV: decisão de futuro (será?!)

Hoje começou o evento para alunos do ensino médio aki na UFV, "A graduação na UFV". Muito boa iniciativa para os alunos, incentivo para que pensem já no ensino superior, que curso escolher...eles têm muita sorte de ter tantas informações à mão, coisa que eu, por exemplo, não tive. Anglo, equipe, vários meninos de vários colégios por aqui...mas cadê o pessoal do effie rolfs, casb, colegio viçosa, etc?

Fui selecionada pela COPEVE para trabalhar no evento. Na reunião que tivemos ontem, os coordenadores do evento nos informaram que a maior parte das escolas que participava era mesmo particular. Ponto. Ok, isso é fato, mas a Universidade somente nos informa disso e ponto? Nada é feito?

Nas escolas particulares os alunos têm esse tipo de ensino voltado para o vestibular mesmo no ensino médio, têm incentivo para cursar o ensino superior, o que muitas vezes nao acontece em escolas públicas, salvo o COLUNI, que é público em termos, convenhamos...vi algumas pessoas de escolas públicas também. mas como nos foi informado, a grande maioria provinha de particulares. Alunos preparados e participantes, que prestarão vestibular para uma universidade...pública! Claro que sabemos como é o ensino em escola publica e particular, mas, para mim, há algo de ilógico nisso. Os alunos de escola particular se preparam para a universidade pública enquanto os da escola publica nao se preparam pra nada e muitas vezes vao pagar uma particular...nada contra, mas onde fica a UFV, por exemplo, nisso? Devia incentivar os alunos da escola pública, devia dar meios de trazê-los aqui, eles deveriam ser o mairo publico-alvo.

Nós de Letras refletimos muito sobre o ensino nas escolas públicas, debatemos sobre isso, como tenho ceretza que o fazem todos os cursos de licenciatura por aqui. Mas se a reflexão vem de cima, de nós, da Academia, a mudança de postura também deve vir. Mias porjetos de extensão, mais incentivo para as escolas públicas. E muitos alunos dessas escolas, como eu, se beneficiarão com cetreza disso, pois não poderão dizer que estão fora porque não tiveram acesso, e sim poque fizeram suas próprias escolhas.

Um comentário:

Anônimo disse...

Infelizmente tenho que concordar, minha escola é particular e quase todo mundo foi. Há uma outra escola aqui em minha cidade, duas pessoas de 150 alunos foram, é triste.