A Universidade Federal de Viçosa divulgou, nesta quinta-feira, o resultado do Vestibular 2009. A lista dos aprovados está disponível no endereço eletrônico www.copeve.ufv.br/ As matrículas serão realizadas nos dias 9 e 10 de fevereiro, em primeira chamada. (...)
Trote não será tolerado no campus
A prática do trote tem sido debatida na Universidade, especialmente quando se trata de ação violenta e constrangedora em relação ao estudante que ingressa no curso superior.
De acordo com a Resolução Nº 02/2001, do Conselho Universitário, "não será tolerado, em momento algum, nenhum tipo de ato que cause, a quem quer que seja, agressão física, moral, ou outras formas de constrangimento dentro ou fora do espaço físico da Universidade".
Por conta desta Resolução, o CALET está planejando uma forma mais saudável de recepção aos calouros e calouras do curso de Letras deste ano. Esta se dará durante a primeira semana de aula e se pautará em passeios pela UFV e pela cidade, sarau de poesias entre outras coisas. Tudo isso promovendo a interação entre calouros e veteranos de todos os anos deste curso.
Bolsas para estudantes de graduaçãoFonte: sítio da UFV
A Universidade Federal de Viçosa tem como um de seus pontos diferenciais a assistência estudantil, oferecendo, de acordo com suas disponibilidades, diversas bolsas aos estudantes.
A Bolsa-Carência é um auxílio concedido pela UFV, por meio da Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários - PCD, aos estudantes regularmente matriculados em cursos de graduação, mediante a comprovação da insuficiência de recursos financeiros.
Este auxílio compreende:
- Bolsa-Moradia - moradia grátis nos alojamentos;
- Bolsa Atividade – onde o estudante poderá desenvolver atividades nas áreas de ensino, pesquisa, extensão e administrativa, com carga horária de 10 horas semanais e receber em troca, alimentação no Restaurante Universitário (RU);
- Bolsa Alimentação – exclusivamente para os alunos do Colégio de Aplicação - Coluni, alimentação gratuita no RU;
Para pleitear as bolsas o estudante deverá inscrever-se apresentando os documentos abaixo relacionados e o Formulário Socioeconômico preenchido. Posteriormente será submetido a um processo de seleção, segundo normas e prazos definidos pela PCD.
A situação do estudante será avaliada considerando-se todos os indicadores socioeconômicos apresentados.
A agilidade do processo dependerá do preenchimento completo e correto do formulário, bem como da apresentação de toda a documentação necessária.
Informações incoerentes e documentação incompleta são critérios de indeferimento do pedido. À PCD se reserva o direito de solicitar entrevista com o estudante e documentos complementares quando julgar conveniente ou a critério da Comissão de Seleção e Julgamento de Bolsa-Carência.
As informações prestadas são de inteira responsabilidade do estudante.
Para os pedidos indeferidos ou incompletos, o estudante poderá rever sua documentação e anexar outros comprovantes, se necessário.
A seleção para Bolsa Moradia e Bolsa Alimentação obedece apenas ao critério do nível de carência do estudante. Para a Bolsa Atividade, além deste, são levados em consideração as características solicitadas pelo setor, o perfil do aluno e seu horário disponível.
Os estudantes que forem contemplados com Bolsa Moradia devem, obrigatoriamente, participar do Curso de Convivência Comunitária que é oferecido pelo Serviço Psicossocial em data a ser divulgada.
As bolsas serão concedidas a uma parcela dos estudantes comprovadamente carentes, respeitando-se o limite de vagas disponíveis. Devido às restrições financeiras pelas quais vem passando as universidades públicas brasileiras, os estudantes devem prevenir-se para um período de espera entre a entrada e a concessão do pedido, que vem tendo, em média, nos últimos anos, duração de um a dois semestres letivos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário